sábado, 19 de julho de 2008

Homenagem à Valdi Coutinho


Mestre Valdi


Durante alguns anos tive a honra de ser dirigido por Valdi Coutinho, um verdadeiro gênio na arte da interpretação. Valdi já é um veterano nessa área, o que facilita muito o trabalho com ele.

Todos os que já tiveram o prazer de trabalhar com Valdi, sabem do que eu estou falando.

A evolução que ele nos proporciona é fascinante. Valdi, realmente, nos faz crescer como ator. O personagem cria vida quando passa pelo seu olhar crítico.

Muito, do pouco que sei em relação a atuar, aprendi com esse grande mestre.

Às vezes, quando estou trabalhando em um personagem, lembro-me dos seus ensinamentos e de suas sábias dicas, de quando ministrava suas aulas no Espaço Pasárgada.

Hoje, Valdi encontra-se em fermo, devido dois AVC's que sofreu. Por isso, não está em condições de dar suas aulas. Mas é incrivel como ele é duro na queda. Mesmo depois de tudo isso, ele continua consciente e não se limita à uma cama. Faz tudo normalmente, mas é claro que, com um pouco de dificuldade. É por isso que eu digo que, além de ser um artista exemplar, ele também é um exemplo como pessoa.

Valdi é, para mim, um eterno professor.

Uma, das muitas sábias frases que ele falou, foi:

"Um ator nunca deve se satisfazer com o que pode fazer em cena, mas deve sempre buscar a evolução."

...

(Homenagem à Valdi Coutinho por Bruno Mendes)

Nenhum comentário: