segunda-feira, 7 de julho de 2008

Hora dos Porquês! Reflexões de Um Anônimo Pensante

...

Deus, muitas vezes me perguntei, durante essa minha vida, se a vida se resume às informações que as pessoas nos impõem. Na verdade, sinto que não.

Mas qual seria o verdadeiro mundo, visto por teus olhos? Qual o significado da nossa existência? São tantas as minhas dúvidas...

Algumas pessoas têm seu próprio conceito definido, a cerca de vários assuntos, desse tipo.

Mas sempre chega uma hora em que, mesmo dentro de seus próprios pontos de vista, surgem outros inumeros "porquês", sem explicação. Ou com uma explicação muito vaga.

A verdade é que, nenhum de nós, sabemos ao certo o motivo ou a causa de vários fatores.

Sei que muitas dessas coisas, jamais seram explicadas. Mas sei também, que enchergamos o mundo de forma muito contrária aos olhos do Senhor, porque agimos de forma muito contrária.

Se podessimos, ao menos, nos preocupar menos com a reação das pessoas, ao verem que não precisamos parecer legais humilhando outras pessoas, ou em termos idéias benevolentes. Do tipo, ajudar de alguma forma alguém que precise de nós, mesmo que seja diálogando.

Em uma conversa, entre adolecêntes, hoje em dia, parece que é difícil falar sobre coisas construtivas. Parece que aceitam mais facilmente o que é ruim. Se parece até com um "campo minado", eu diria. Para ser legal, entre eles, parece ser necessário ser cruel.

Para se destacar entre as pessoas do nosso convívio, nos dias atuais. Se parece obrigatório ser mal educado. Parece ser preciso agir de forma contrária à tudo que Deus nos ensinou. Até as crianças estão agindo de tal forma, para parecerem mais adultas(No caso, adolecêntes). Nem os adultos da nossa sociedade estão de fora das atitudes malicíosas que exercemos.

É claro que quando se amadurece, agente encherga as coisas mais responsávelmente.

Mas coisas como o desejo de ser jovem novamente, os fazem tomar atitudes primitivas, ao ponto de ser ridículas. Também tem a questão da ganância, que faz as pessoas agirem como animais.

O capitatalismo é um bom exemplo dessas atitudes ganânciosas ao extremo, na minha opinião.

Como pode um "ser humano" ser capaz de matar outras pessoas, se preciso for, as deixando em situação de miséria, apenas para garantir seu bom lucro?

Para muitas perguntas, eu ainda não tenho a resposta. Mas uma coisa eu sei, o nosso Criador não nos colocou nesse mundo para nos matarmos. Ele, sem dúvida, nos criou afim de que podessimos cuidar uns dos outros. No entanto, nos matamos, nos agredimos, nos ferimos...

Será que o Senhor Deus, nos colocou aqui com esse próposito? Eu acho que não...

Mas olhe bem para as coisas que Deus fez; Olhe as plantas, o céu, o sol, as nuvens...

Algum dia Deus deixou de nos propocionar tudo isso, porque fomos ingratos, ou porque falamos ou fizemos algo que, evidentemente, desagradou à ele? Deus é mais que justo. Ele é bom! Mas sempre que acontece algo que nos desagrada, abrimos a boca e culpamos ao Senhor, o mesmo que nos livra de todo o mal, o mesmo que nos coloca em seus braços quando estamos em dificuldade e já não aguentamos caminhar sozinhos, e sobretudo o mesmo que morreu por nós na cruz.

Muitas vezes, enchemos a boca para dizer que somos os únicos seres racionais da Terra. Mas vamos analizar uma coisa: Será que somos mesmo tão superiores aos animais, ditos como "irracionais"?

Nós nos matamos. Eles também! Nós somos agressivos. Eles são ferozes!

Só que, com um detalhe: eles só matam para se alimentar, agem por estinto.

Nós nos matamos até por um "olhar", agimos por ruindade.

É difícil falar essas coisas para a nossa sociedade atualmente. Nós estamos tão acostumados com o errado que, às vezes, somos rudes, insensiveis, imaturos, orgulhosos... Mesmo sem perceber!
E quando aparece alguém questionando essas atitudes é menosprezado.
...

É... meu pai! Precisamos muito da sua ajuda. Para evoluirmos, em termos espirituais, emocionais e em todos os outros aspectos.

Sabe, quando se é jovem é normal querer se enturmar. Querer que as pessoas lhe achem bacana. Tal vez, essa seja uma explicação para agirmos tão severamente com algumas pessoas. Para parecermos superiores à elas. Mas a verdade é que, agindo assim, somos totalmente inferiores à raça humana.
Muitas mulheres, hoje em dia, por exemplo, estão passando a desvalorizar a si mesmas. Usam modelos, cada vez mais minuciosos. Depois, quando são assédiadas, reclamam! Não que eu apóie a falta de respeito. Mas eu acho que agente deve se preservar. Acho que essas mulheres sentem-se impotentes e, por isso, apelam para a baixaria.
Na minha opinião, para ser notada não é preciso que a mulher seja vulgar, mas, sim, tomar atitudes notaveis.
Os próprios homens, não dão valor à esse tipo de atitude. Falam: "Há, isso é mulher safada!"
Por isso, seja homem ou mulher, devemos dar valor à nós mesmos. E nos portarmos de forma coerente. Não por que a alta sociedade exige. Mas por que a boa educação e nosso conceito de auto-valorização exigem.
Então, nem sempre é necessário muito esforço para parecermos especiais. Até mesmo, porque, todos somos especiais sem precisar de esforço.

Uma das coisas mais bonitas e corretas que, um dia já escutei, foi que, as pessoas mais humildes são as que mais se destacam!!!
...
Atenciosamente: Bruno Mendes