quarta-feira, 16 de julho de 2008

A VERDADE


A Verdade

(De: Artur Azevedo)

Gabinete de trabalho. O Juquinha chegou do colégio, entra para tomar a bênção do pai, o Dr. Furtado, que está sentado numa poltrona, a ler jornais.
_
Juquinha - Bênção, papai?
_
Dr. Furtado - Ora viva! (Depois de lhe dar a bênção) Venha cá!
Sente-se ao pé de mim. (Juquinha senta-se). Saiba que estou muito zangado com o senhor!
_
Juquinha - Comigo?

_
Dr. Furtado - O diretor do colégio deu-me uma bonita informação ao seu respeito!

_
Juquinha - Esta semana eu só tive notas boas.

_
Dr. Furtado - Não é de seus estudos que se trata, mas do seu comportamento.

_
Juquinha - Eu não fiz nada.

_
Dr. Furtado - O diretor disse-me que o senhor não abre a boca que não pregue uma mentira! Isto é muito feio sr. Juquinha!

_
Juquinha - Mas, papai, eu...

_
Dr. Furtado - O homem que mente é o animal mais desprezível da criação! Retire-se. (Juquinha sai penalizado. O pai adoça a voz) Olha, vem cá. (Juquinha volta) Tu sabes quem foi Epaminondas?

_
Juquinha - Lá no colégio tem um menino com esse nome.

_
Dr. Furtado - Não é esse. Ainda não sabes, mas hás de lá chegar quando estudares a história da Grécia. O Epaminondas, de quem te falo, era um general tebano vencedor de lacedemônios, que ficou célebre não só pelos grandes feitos que cometeu, como também porque não mentia nem brincando.
_
Juquinha - Então, nem brincando agente deve mentir?
_
Dr. Furtado - Nem brincando! A mentira é degradante. Degradante e inútil: o mentiroso é sempre apanhado. A sabedoria das nações lá diz que mais depressa é pegado um mentiroso a correr que um coxo a andar. O homem honrado... - Presta-me atenção! - O homem honrado não mente em nenhuma circunstância da vida, ainda a mais insignificante! (Batem palmas lá fora) Quem será? Algum importuno!
_
Juquinha - Papai, quer que eu vá ver quem é?
_
Dr. Furtado - Vai. E se for alguém que me procure, dize-lhe que não estou em casa.
_
_
Imoral da história:
º Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço! xD º

Nenhum comentário: